sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

À porta de casa

As previsões para hoje apontavam para uma diminuição da ondulação apesar de um aumento do vento (de Sul). Como isto da gasosa está carote, hoje decidimos ficar por perto de casa, no Rogil, e apesar da chuva lá fomos de manhã.



O mar ainda era forte, mas já deixava pescar. A maré estava no começo da vazante e começámos por apostar num surfcasting da praia (no pouco areal que tem). No que me diz respeito, as coisas correram bastante bem. Em 4 lançamentos apanhei 3 sargos. Bons sargos. Entretanto o mar vazou e começou a ter pouca água. Entretanto seguiu-se uma fase em que foi difícil encontrar um pesqueiro em condições. As pedras mais à frente tinham excelente aspecto, mas o mar apresentava-se perigoso e decidi esperar um pouco. Quando passei ainda deu para apanhar 2 sargos, o último dos quais já o tive de tirar em condições complicadas pois muitas pontas de pedra já se viam quando o mar recuava e tinha medo que a linha roçasse. A juntar a isso, o vento Sul ganhou força e literalmente "mandou-nos" para casa. O meu tio juntou um sargo apanhado numa outra pedra mais a sul.




Meia dúzia de sargotes, a maioria de um porte muito aceitável, não foi mau para o tipo de pesca efectuado e condições de mar encontradas. O peixe anda a comer bem, praticamente todos embucharam mesmo com anzóis Nº 1 e 2/0. De facto que o peixe tinha muita comida nas barrigas, desde ouriço, lapas, mexilhão e essencialmente cracas. Este último pode querer dizer que andam a encostar mais à praia...

Técnica: Surfcasting (fundo)
Isco: Sardinha


3 comentários:

  1. Hoje foi um dos meus dias "MURPHY"
    Se algo poderá correr mal, irá acontecer ainda pior...
    É a vantagem de ter o Jorge...nos meus dias de "MURPHY", o meu sobrinho salva sempre o dia )

    ResponderEliminar
  2. Para esses lados o mar não anda fácil!
    Mas mesmo assim vão fazendo o gosto ao dedo... :)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, tendo em conta as dificuldades de mar ainda trouxemos uns peixes bons. Senti que o peixe está a vir comer mais aos laredos junto à praia que em Novembro, sem dúvida.

      Abraço

      Eliminar