terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Relato estreia dos "Curiosos da Pesca"

Estando de férias para passar o Natal por Aljezur, não podiamos deixar de ir tentar a nossa sorte ao mar. Sabendo que as condições do mar eram muito difíceis, rumámos um pouco mais a Sul para um local que aguente melhor aquela ondulação. 



Uma vez na praia, restava saber onde cada um ia pescar. O meu tio estacionou numa pedra à maré vazia, mas o local era estreito e pescavam mal duas pessoas. Enquanto eu tinha dificuldades em encontrar um pesqueiro "pescável" devido às difíceis condições de mar, num ápice o meu tio apanhou 3 sargos e 1 robalete. No entanto rapidamente teve de sair da pedra pois o mar começou a encher. Eu experimentava vários locais mas sem sucesso, e não fazia mais que um lançamento em cada.

Estava já um pouco resignado com as más condições de pesca quando encontrei um spot que me permitiu a captura de 3 sargos de seguida. O Sol rapidamente se punha e a maré subia, pelo que tive que abandonar a pesca. No surfcasting o meu tio apanhou mais um sargo. No final, 7 sargos e 1 robalete até foi um resultado agradável para uma pesca em condições muito duras em plena Costa Vicentina.



Isco: Sardinha
Técnica: Fundo





4 comentários:

  1. Boas Jorge,
    Isso é que foi uma pesca, hardcore em condições... :)
    Ainda deram com uns pexecos... Mas olha que esse robalote... :(
    Vá força com essas investidas!

    Forte Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, em condições normais não vinha para casa, mas estava quase morto por embuchar...

      Abraço

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente o robalito, está a mais, além do que disse o Jorge, trouxemos pela minha mãe, que tem andado doente e poucas coisas pode comer.
      Já devolvemos ao mar robalitos maiores que este. Como sabem, ainda por cima é um peixe de crescimento lento, pelo que é um crime apanhar coisas pequenas destas.
      Nós nem cumprimos com as medidas permitidas por lei, temos as nossas medidas, por exemplo safias menores que 20cm ficam lá para crescerem quando a lei diz 15cm. Um sargo com 15cm não tem nada que comer (dizem que são bons fritinhos..afffff).
      Quanto á pesca, tomei conta daquele spot na maré vazia. Como o mar estava muito forte, com muitas levadias, tinha de lançar a +30 m. Pois a menos que isso tanto tinha agua como ficava a seco. Além de o fundo ser bastante irregular. Mas isso foi o que mais gozo me deu. Tive de trabalhar o melhor que sei para sacar os peixes. Pois para além da corrente, os sargos entocavam muitas vezes. Os 3 que apanhei mais 2 que se soltaram pelo caminho deram-me um agradavel trabalhão.Com a enchente a expulsar-me do spot e com o dia ganho, fui tentando outros locais, mais improvaveis. sentindo sempre toques ao fim de pouco tempo, a maioria julgo terem sido de tainhas e de um ou outro robalete, por fim ao ultimo lançamento lá veio mais um sargo....mas era hora de abalar.

      PS: Estreia do meu novo carreto TICA SCEPTER GF6000, com a madre (oferecida) stongpro0.43 da ola-riomar, este fio demonstrou ter uma bela resistência á abrasão, felizmente. Só usei anzois nº1 da mustard empatados com 0.29 da Arena no spot da maré vazia, mudando depois para um flúor carbono de 0.28.

      Eliminar