terça-feira, 17 de junho de 2014

Uma aventura na Ilha

Hoje, uma vez que o meu tio desta vez é quem está ausente, lá tive de ir à pesca sozinho. Ando à meses à espera de uma oportunidade para ir fazer uma ilhada. Até agora, ou a faculdade não me permitia ou o mar não deixava. Desta vez, mesmo sozinho, tive de ir. E nada melhor que um sítio onde nunca tinha ido. Apenas tinha explorado cá de cima...

Primeiro passo, a descida. Já me tinham dito que era boa, e confiei. Mas confesso que quando vi umas cordinhas me assustei. Também olhei para o mar e vi que a passagem para ilha mexia bem... pensei duas vezes antes de continuar a descida. Mas lembrei dos "Marafados" e de como eles se ririam dos meus receios! E lá continuei...

A descida podia ser mais agradável, mas faz-se...
Uma vez lá em baixo, tinha de me preocupar mais com a passagem. O mar mexia de facto um pouco e ainda eram quase 40 metros a nadar, mas não me assustei, e passei sem sobressaltos. O que me chamou a atenção foi o facto de estar a nadar no meio de florestas de golfos (laminárias), que parecem este ano ter regressado ao PNSACV. Boa notícia!

Não se vê muito bem, mas a laminárias eram muito abundantes e com uma saúde e tamanhos já consideráveis.

A passagem para o pesqueiro, só mesmo a nado!

Depois de chegar à "ilha", então começar a pescar. As opções eram muitas, e como não conhecia a pedra, tive de andar a explorar. E que grande era. Comecei pela frente da pedra, onde ia sentindo algum peixe e se apanhava alguns pelo meio, mas nunca com o tamanho mais desejável. Com a maré baixa, lá encontrei um buraco completamente circundado de pedras, mas onde as ondas entravam a deixavam aquela àgua branquinha mesmo boa para dar  qualquer coisa... e foi esse buraco que me salvou o dia, com os 2 melhores peixes do dia, um sargo com cerca de 600g e um valente "matateu" (media exactamente 40 cm). Com o mar a encher tive de sair dali, antes de me vir embora ainda fui apanhar umas safias ao lado norte da pedra.

Os dois que deram algum "brilho" à pescaria.
Assim terminou a aventura, hei-de voltar ali mas de preferência acompanhado. Felizmente correu tudo bem, mas sozinho não é realmente o mais aconselhável. Serviu para explorar a pedra, e deu para apanhar uns peixinhos, já foi bom.

11 comentários:

  1. Jorge com calma, atenção e prudencia fazes isso bem... Agora, a nado é que eu não ia não... Ja foste mais marafade cos Marafados!!! aha tens de investir nos pés de pato pá, isso assim é perigoso! Como fazias se apanhasses 15kg de matateus? :D

    Parabens, belo Matateu!!

    Um abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para sítios onde a distância não é muita vai dando (com boas condições de mar...), mas sim, vou comprar uns pés de pato no Verão quando cá voltar!

      Abraço

      Eliminar
  2. Jorge belo matateu!
    São poucos mas são dos melhores... :)
    Essa ilha tem bom aspecto, mas devias investir ai num material para ires mais seguro e estares à vontade... No outro dia demorei 20m para entrar na pedra da Terra e tive me jogar 2 vezes novamente para o mar e depois puxar pela prancha... LOL

    Forte Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, como já disse acima, sem certo material nem pensar em ilhas mais "longíquas" de terra...

      Parece-me sim, que há ali potencial nesta ilha, foi a primeira vez. Da próxima já tenho uma melhor ideia onde me dirigir!

      Abraço

      Eliminar
  3. Poucos mas bons, isso é que interessa!
    Tens que arranjar uma prancha e uns barbatos para ires ilhado. Na faças como os pescadores mais velhos que vão para as pedras agarrados a um balão (boia de sinalização/amarração). eheheh
    Já faz uns bons anos que não havia golfe na costa. Isso é muito bom para o peixe e ecossistema.

    Saúdinha! ; ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou tratar disso no Verão, agora também já não vale a pena porque vou voltar para cima. Essa dos velhos também já vi lol.

      Abraço

      Eliminar
  4. Uma boa aventura Jorge, com uns sargos para ajudar à festa, e um matateu de bom porte, agora é lá voltar e tentar explorar melhor essa ilha.
    Um abraço e bons lances.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quero lá voltar sem dúvida! Acho que há ali potencial para ser explorado mesmo noutras condições.

      Um abraço!

      Eliminar
  5. Amigo Jorge,
    Conheço perfeitamente esse pesqueiro pois já la estive! De quando em vez, mete uns peixes jeitosos mas mas mais para o Inverno. Quando quiser saber o nome desse spot e dos outros "ao lado", basta perguntar. Abraço e atenção a essas ilhadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Nuno, obrigado pelo comentário. Este pesqueiro só o conheço mesmo por exploração própria, ninguém me indicou. Como tal, não sei o nome, já agora gostava de saber! Uns 200 a 300 metros para Norte há outro pesqueiro que também não sei o nome, já lá pesquei umas quantas vezes. Ainda mais para norte chegamos depois à Parede, finalmente um nome que sei dali ehehe.

      Um abraço

      Eliminar
  6. Espero ansiosamente que nos consigamos, por fim, nos juntar, e irmos lá, eu chamo a pedra de porta-aviões. No inverno só se passa a "voar" para lá, não a nadar.
    E eu vou mesmo adquirir uns pés de pato. tem de ser, pois embora a minha barriga ajude a flutuar, provoca muito arrasto kkkkk

    ResponderEliminar