sábado, 21 de junho de 2014

Golfos (Laminárias) de regresso ao PNSACV?

Apesar dos meus 24 anos de idade, ainda me recordo bem das enormes algas castanhas que povoavam durante o Verão todos os caneiros, poças das praias ao longo da Costa Vicentina. As "caranguejeiras" abraçavam estas algas, vulgo golfos, e vinham com as navalheiras agarradas aos braços. Os polvos escondiam-se no seu interior, assim como dezenas ou centenas de outras espécies marinhas que as utilizavam como abrigo. Como tal, também atraía certos peixes predadores, como o sargo ou o robalo. 

O "burro" foi uma das espécies mais prejudicadas com o desaparecimento dos golfos.

De há cerca de 10/15 anos para trás, os golfos praticamente desapareceram da nossa costa. Tendo em conta a sua importância para muitas espécies, foi um rude golpe no ecossistema marinho das nossas praias. Por exemplo, o "burro" (espécie de peixe da família dos bodiões), coincidência ou não, diminuiu drasticamente o seu número nos nossos caneiros e "poças" desde essa altura.

Foi naturalmente com muito agrado que verifiquei, durante a minha "fugida" de 3 dias a Aljezur esta semana que passou, a presença de bastantes golfos. E em vários locais diferentes. Não ainda com o tamanho que podem atingir, mas a aparentarem bastante mais "saúde". Terá alguma ligação o Inverno especialmente rigoroso que tivemos? Será uma recuperação para continuar?





Assim, até dá gosto ver os fundos muito mais... dourados!

10 comentários:

  1. Boas Jorge,
    Não tenho dados para te responder se a razão pela qual eles estão a aparecer é por causa do Inverno rigoroso, mas alguma relação poderá ter... :)
    Vamos ver o que o futuro próximo nos poderá trazer!

    Forte Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade, nem tu nem ninguém deve poder responder. Apenas se devem poder fazer suposições. Mas que é curioso, é...

      Abraço

      Eliminar
  2. Excelente notícia! Esperemos que esse prenúncio se venha a confirmar num futuro próximo.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mário

      Esperemos que sim. E é só mesmo isso que se pode fazer... esperar!

      Cumprimentos

      Eliminar
  3. Boa noite Jorge,
    eu sou pouco mais velho que tu, mas o mesmo se sucedeu na minha costa, o golfo desapareceu por completo, recordo-me perfeitamente das férias de Agosto, altura em que esse limo amadurecido se começava a soltar quando o mar embravecia e dava à costa ás toneladas, deixando um cheiro a maresia fenomenal, claro que tinham muito mais vida os fundos do mar, alem de darem abrigo e alimento a muitas espécies, esses bodiões também diminuíram drasticamente na minha zona.
    As razões do desaparecimento dessas algas bem como de muitas outras, suponho que os químicos, herbicidas, pesticidas usados hoje na agricultura tenham tido influencia, pois com as chuvas vai tudo parar ao mar e que foram/vão destruindo a fauna marinha.
    A que se deve esse reaparecimento não fazemos ideia, mas este inverno rigoroso, com mexidas rigorosas dos fundos talvez seja um álibi, seja como for é sem duvida uma boa noticia e um bom sinal, vamos ver o que nos reserva o futuro.
    Um abraço e bons lances.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Pedro
      Parece que tal sucedeu em quase toda a costa a sul de Aveiro. As razões ainda estão por apurar, mas tenho conversado ultimamente com alguns biólogos marinhos na Universidade de Lisboa e quase todos apontam a subida da temperatura das águas como factor. Estranha é ter sido um desparecimento tão brusco, e não gradual... também falaram em ciclos de 11 anos que não conseguem explicar. Vamos ver...

      Um abraço

      Eliminar
  4. Gostei bastante da rubrica.
    Escreves melhor que muitos pseudo-jornalistas que pululam na nossa praça.
    Continua o bom trabalho.
    Abraço forte

    J Palma

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Senhor Comandante Palma! Quando apareces por lá para uma pescaria?

      Eliminar
  5. Boas, um bom tema, com varias suposições...
    Relativamente as laminarias, à cerca de três anos comecei a avista-las em dois pontos próximos da Zambujeira, mas as mesmas não chegavam a atingir a maturidade, nas poças na baixa mar, nem passavam de 5 cm, perdiam a força e desapareciam. Várias hipóteses apontadas pala comunidade cientifica são genericamente devidas ao aumento de temperatura das águas, ainda ontem à conversa com um amigo que passou na zona norte Moledo, relatou-me que existem carradas de laminarias junto à costa. Por aqui vão aparecendo novamente, vamos ver se o adubo lhes dá nutrientes para crescerem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Sargus

      É mesmo isso, suposições. Como já disse na resposta ao Pedro, tenho procurado opiniões junto de biólogos marinhos sobre o tema, e apontam mesmo essa razão da subida de temperatura. Mas não é um tema fechado... há quem fale em ciclos de 11 anos, mas não os sabem explicar. No norte, que eu saiba, nunca chegaram a desaparecer. Esperemos que aqui voltem a povoar as águas.

      Um abraço

      Eliminar