sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Balanço 2013

2013 foi encarado por nós, os "Curiosos", como mais um ano de evolução. Alguns novos iscos (caranguejo, por exemplo), bastantes novos locais especialmente para Sul do Rogil, a consolidação da chumbadinha como técnica mais usada, a procura da pesca em pedras ilhadas, etc. Temos de ter em conta que o tempo para isso é muito mais limitado do que o desejado. Foram apenas 4 os períodos do ano onde tivemos pelo menos uma semana para o fazer na Costa Vicentina: Páscoa, Verão, Novembro e Natal. Exceptuando o Verão, todos os outros períodos foram marcados por mar muito bravo que nos impediu de pescar onde e como mais queríamos. Mas também nos permitiu evoluir no surfcasting.

Páscoa  

 

 


 Marcado pelo mar muito forte, ainda deu para fazer algumas capturas de qualidade, sargos e com 2 robalos entre 1 a 1,5 kg pelo meio, com uma ou outra grade pelo meio. Fizemos a estreia por Vila do Bispo, num local que nos agradou bastante e voltámos a frequentar mais 2 vezes no resto do ano, com sucesso.

  

Verão

O Verão foi marcado por 3 fases bem distintas. No início do mesmo, com águas a rondar os 14ºC estava muito difícil encontrar peixe, mas assim que as águas voltaram a temperaturas normais, as safias deram um ar da sua graça na segunda metade de Julho. Mas o melhor estava para vir na primeira semana de Agosto, onde os sargos finalmente apareceram e juntaram-se às safias.

 

 Infelizmente, no final dessa primeira semana de Agosto tivemos de nos ausentar, e só voltámos em Setembro para mais uma semanita. Verificámos que o peixe continuava por Aljezur, desta vez com direito a uma douradita já jeitosa a rondar o quilo e um robalo com cerca de 1,5 kg.

Foi um Verão onde se pescou quase sempre com a chumbadinha, e foi marcado pela pocura de pedras ilhadas e novos spots, quase sempre com bons resultados. Foram 386 peixes no total das férias de Verão, a grande maioria sargos e safias com algumas choupas pelo meio, sem contar com os muitos exemplares juvenis (inferiores a 20/22 cm) que foram devolvidos ao mar. Um record nosso, mesmo tendo em conta que passámos lá menos tempo neste último Verão


Novembro e Natal


Marcados por mar muito forte, sempre com ondulações entre os 3 e os 7 metros, apenas quase nos permitiu pescar em surfcasting. O facto de não ter havido nenhuma grade já foi positivo. Em Novembro fomos safando sempre com 2, 3 ou 4 sargos. No Natal, notámos um acréscimo da actividade do peixe junto às praias e ainda se capturou bons exemplares, com destaque para um robalo com 50 cm. As pescarias do Natal estão mais detalhadamente descritas em posts anteriores.



Para 2014, os objectivos passam por disfrutar cada vez mais e melhor esta paixão que é a pesca desportiva, o que passa também naturalmente pela procura de bons exemplares, mais do que a quantidade. Para isso vamos tentar aperfeiçoar as técnicas, iscos e procurar novos spots.

Nota também, pela negativa, para a legislação que está agora a ser praticada na freguesia do Rogil, com a proibição total da apanha de peixe, iscos e marisco. Os residentes não merecem ser discrimados, pois não há razão nenhuma, social ou natural, para que o parque natural na freguesia do Rogil seja completamente interditado. Queremos protecção e fiscalização, não proibição!

Um bom ano para todos,

Os Curiosos da Pesca

11 comentários:

  1. O Jorge disse tudo, só queria acentuar umas coisas.
    Embora 2013 tenha sido o nosso melhor ano em capturas, em 2014 queremos evoluir como é normal.
    Para isso, a descoberta de novos pesqueiros e a utilização de novos iscos é um dos objectivos.
    Saber "ler o mar", o que advém da experiência, no sentido "adivinhar" onde e o que querem comer os peixes é fundamental.
    Temos de melhorar a utilização e a seleção dos iscos, pois embora já tenhamos utilizado muitos, a sua correcta utilização ainda nos escapa.
    As pedras ilhadas são outro objectivo que queremos melhorar. para tal precisamos de mais equipamento (barbatanas por exemplo).
    Mas tudo isto dando um passo de cada vez, Um passo á medida da nossa perna de modo a não comprometer a maior das nossas preocupações SEGURANÇA.
    Gostamos de brincar NO mar, não COM o mar.
    De modo a que daqui por um ano estejamos aqui a fazer outro balanço, com mais ou menos peixe, mas sem sustos.
    Que 2014 seja um ano com momentos bem passados ao pé do mar com boa companhia, neste desporto da pesca lúdica. Isso é o bem maior....a boas capturas serão sempre a cereja em cima do bolo.
    Bom ano para todos

    ResponderEliminar
  2. Mesmo sendo 2013 um ano de pouco peixe, pelo menos comprido, pelos vistos vcs, safaram-se bem! :)
    Desejo que 2014, supere as vossas espectativas e pode ser que a gente se encontre por ai numa ilha... com barbatanas... :)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi um ano positivo em capturas, sim. A taxa de grades foi inferior a 5%, logo... :-p Só faltou assim um exemplar mais gigante, tipo uma dourada para cima de 2kg ou um robalo para cima de 3 kg para ser muito bom mesmo!

      Já agora, vocês usam mesmo barbatanas ou bicos de pato?

      Eliminar
    2. Tenho usado barbatanas, mas há quem goste mais de bicos de pato, agora sem uma coisa ou outra...
      Não sei para que pedras vão, mas mesmo no verão calha a apanhares uma corrente, primeiro que saias de lá... :(

      Eliminar
    3. Sempre que fomos a ilhadas o mar era muito manso, no máximo com ondulação de 1m! E a maior parte das vezes vamos para locais onde podemos repousar em pedras a meio do caminho, são caneiros onde a distância a nadar não é mais que 10 a 20 metros. Locais tipo o Ganho na Carriagem ou a Pedra da Atalaia, que conheces bem!

      Eu tenho barbatanas de mergulho, mas sei de experiência própria que subir às pedras com aquilo não é nada fácil. Daí estar mais a pensar em bicos de pato...

      Eliminar
    4. Ainda não fomos a muitos locais, e os que vamos normalmente não se nadam grandes distâncias, passam-se caneiros entre 10 a 30 metros de largura no máximo. Do género do Ganho, que conheces bem. E sempre com o mar bem calmo!

      Tenho barbatanas de mergulho, que já fiz no Rogil meia dúzia de vezes, por isso sei como é difícil subir às pedras com aquilo calçado! Por isso estava mais a pensar em bicos de pato...

      Eliminar
  3. KKKK
    Se voçês vissem como vamos para as ilhadas!!!!!!
    Só temos uma prancha. Assim um de nós vai de prancha com o equipamento, o outro vai nadando e puxando uma corda para rebocar a prancha. Quem vai na prancha (não gosto de ir eu) passa o tempo a tentar não se virar....e lá vai tentando bater um pouco com os pézinhos :D.
    Por vezes são verdadeiras epopeias, em que chegar á rpcha já é um feito.
    E agora já temos sacos estanques que ajudam a flutuar, quando não os tinhamos, era..se a prancha se voltar ficar tudo no mar, menos nós......Uma vez apanhamos mais de 20kg de percebes,,,com sacos que metiam agua,,,ainda hoje estou para saber como conseguimos trazer aquilo tudo, Foi um dos momentos inesquecíveis, Claro que a nossa segurança nunca esteve em causa...só os sacos e redes com os respectivos percebitos ;)
    Como tal, falta outra prancha e umas barbatanas (quais serão as ideais??), e umas luvas..pois sempre que vou a uma ilha trago sempre uma marca da pedra nas mãos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deves estar a fazer confusão, não foram mais de 20 kg, foram mais de 10 kg, ficaram 10 depois de arranjados... Se fosse 20 aí é que tinha mesmo vindo ao fundo na prancha! O que esqueceste de dizer foi que foram mais de 100 m a nadar sem pé com aquele peso nas minhas costas e como dizes em mochilas que metiam água!

      Eliminar
  4. Boas Jorge,
    Parabéns pelo blog, agora é ir fazendo umas pescarias e colocar os relatos...
    Um bom ano de pescarias para ti.

    Abraço e venham lá esses relatos assim que o mar der condições.

    Cumps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já agradeci no teu blog, mas nunca é demais! Obrigado. Os relatos vão ser menos por agora porque infelizmente não moramos no Rogil, apenas lá vamos a espaços durante o ano passar uns dias ou semanas (no Verão). Mas vamos ocupando o blog com outros posts, de vez em quando um relato antigo, experiências, notícias, etc ;-)

      Abraço

      Eliminar
  5. Não se pode pescar em parte nenhuma do Rogil ou é só uma parte?
    Laredos em Aljezur sem ser no Rogil, talvez a praia da Pipa? Para Odeceixe há algum pesqueiro desse tipo?

    ResponderEliminar