segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Ao fim de mais de 2 anos...

É verdade, o tempo corre muito depressa. Desde o último post aqui no blog, em Maio de 2015, fiz apenas mais 3 visitas ao Rogil. No primeiro, em Outubro de 2016, os Curiosos da Pesca (eu e o meu tio), fizemos uma incursão a uma ilhada onde se capturou alguns sargos (não muitos), mas em que 2 deles ultrapassaram a barreira dos 1 kg, um terceiro muito perto, além de um douradita ligeiramente abaixo disso.

Uma pesca mais de qualidade que quantidade
Mar óptimo para fazer uma ilhada.
Em Junho deste ano, voltei ao mesmo pesqueiro. No dia antes, fomos a outro pesqueiro ilhado, onde se apanhou uma meia dúzia de sargos com mexilhão, um dos quais com cerca de 1kg. O peixe estava lá, mas comia mal. Um pescador com ralo encheu a saca de sargos. Assim, no dia a seguir voltámos ao mesmo pesqueiro de Outubro do ano anterior, mas com uma caixa de 50 ralos. Tudo foi diferente, a taxa de ferragem aumentou imenso. O único matateu de kilo que deu sinal de vida por acaso desferrou-se. Mas foi uma excelente pesca em quantidade, onde se aproveitaram 40 sargos e algumas safias, com vários peixes a rondar entre as 400/600 g.



Mesmo local, mar parecido, algum vento que não prejudicou

A semana passada, voltei por lá e deu para fazer 2 ilhadas. Na primeira, onde um mar tinha um bom toque, deu para uma teca razoável de sargos. Tendo em conta a experiência de Junho,levámos ralos, mas desta vez foi o mexilhão que foi rei e senhor. Na segunda, com o mar a cair ficando praticamente parado, só deu para apanhar umas boas safias, safando apenas  mais 2 bons sargos com cerca de 600g.
E fica aqui um vídeo resumo do 1º dia.


Enfim, são muito poucas as pescarias, mas quando lá vou, tem dado bem para matar as saudades!


7 comentários:

  1. Boas.
    Belas pescas, e com ralos nas ilhadas é morte certa para os sargos, apesar de não usar muito devido ao custo, prefiro caranguejo, tripa de lapa, e perceve ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Diogo,

      Sem dúvida, a maneira como o sargo ataca os ralos resulta quase sempre numa ferragem bem sucedida, mas curiosamente na semana passada o mexilhão estava a funcionar melhor.

      Claro que o caranguejo é top e por vezes faz a diferença quando há muito peixe miúdo por perto, e na pesca de Junho quando os ralos acabaram ainda apanhámos uma meia dúzia de bons sargos com perceve. Tripa de lapa não és o primeiro que me fala mas nunca experimentei, tenho evitado porque deve dar bastante trabalho e demora mais tempo a iscar, tempo esse que pode ser precioso numa ilhada!

      Um abraço

      Eliminar
  2. Viva Jorge,
    Levaste muito tempo desaparecido mas quando apareceste foi logo em força! eheheh
    Bonitas pescas que tens feito com o teu tio, parabéns aos dois! ; )
    Realmente o ralo é um isco "milagroso" que faz toda a diferença numa jornada de pesca aos sargos ; ) O Diogo diz que são caros talvez porque reside longe dos locais de apanha, aqui por baixo custam 7,50€ meio cento e valem todos os cêntimos! ; )

    Saúde, da boa! ; ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Paulo, muito se deve também ao que aprendi com vocês "Marafados", directa ou indirectamente ;-)

      Tenho pena de não poder colocar mais em prática, mas a vida é mesmo assim! Aqui por Sesimbra não há pedras ilhadas nem tanto sargo como aí para baixo...

      Um abraço!

      Eliminar
  3. Boas Jorge,
    Tiveste ausente mas voltas com força! :)
    Foram poucas vezes mas deu bem para matar saudades. Parabéns pelo vídeo!
    Agora é não perder a pedalada...

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Manel, agora por uns tempos só mesmo umas vassouradas aqui por Sesimbra de vez em quando só para não enferrujar, e na esperança de encontrar um cantinho onde se tire alguns sarguitos com alguma frequência e não apenas um ou outro como tem acontecido...

      Um abraço

      Eliminar
  4. Bela pescaria sim sr. esse pesqueiro parece-me um que conheço em Almogravre, se não é o mesmo é idêntico em que os percebes também são mortíferos.

    ResponderEliminar