terça-feira, 21 de outubro de 2014

Regresso à pesca

Nestes últimos 3 dias, os Curiosos voltaram a atacar. Cheguei ao Rogil no Domingo pelas 15h, e pelas 16h já estava a descer a falésia para uma praia (de calhaus!) aqui perto. O mar já estava bastante vazio, mas como o mar era forte não restava outra opção a não ser lançar da praia, ao "reboliço" com uma chumbada de 50g. Fui sentindo toques com alguma frequência, mas o peixe não queria ferrar. Com a maré quase vazia, lá consegui subir até uma pedra onde conseguia lançar um pouco mais para a frente. Aí dei com eles, e numa questão de meia-hora, deu para apanhar 2 sargos a rondar o meio quilo, outro ligeiramente mais pequeno e ainda um outro, que tendo bem a medida, foi devolvido ao mar. O meu tio, com dificuldades pois usava uma cana de recurso (a outra está a arranjar), ainda tirou 2 sargos.



 Na passada Segunda-feira, com o mar a baixar ligeiramente, mas a continuar com muita força, fomos até uma praia de rebolos fazer uns lançamentos com o mar cheio. E a actividade de peixe foi constante. Apesar do forte vento de Sueste que se fazia sentir, e que atrapalhava a acção de pesca, deu para apanhar 4 sargos e 3 safias, num calibre parecido ao do dia anterior.

Já hoje, fomos fazer uma experiência, que já há muito tinhamos planeado (como "curiosos" que somos), mas nunca haviamos concretizado. Deu para ver que as nossas suspeitas de que iam comer ali sargos com mares mais fortes estavam certas. A falta de isco limitou o nosso tempo de pesca, mas deu para apanhar 4 sargos e uma safia,  entre os quais o maior sargo dos 3 dias, um mini-dentuças entre 700/800g, além de um robalote devolvido ao mar. Aqui vai uma foto desse peixe e do local.




Resumindo, 3 dias com algum peixe, razoável tendo em conta o estado do mar e tipo de pesca realizado. A ideia era vir dar às barbatanas, mas temos de esperar por outra altura...

7 comentários:

  1. O ultimo pesqueiro que confirma as vossas suspeitas tem muito bom aspecto, não fosse acabar o isco e ainda matavas mais alguns de boa bitola!
    Ainda assim fizeram uma jornada positiva com alguns peixes para matar o chibos!
    Eles ainda não entraram em quantidade mas em qualidade parece que vão andando por lá...!
    Força nisso curiosos!

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este pesqueiro identificámos há muito tempo. Uma vez fomos até à pedra que se vê na foto, quase tapada de água mais à frente, e reparámos que estava completamente ratada, as cracas e mexilhões. A pedra com a maré vazia é bem grande. Normalmente só vamos ali com mares mansos para as ilhadas, pelo que nunca fizemos isto, mas como a pedra está toda ratada calculámos que fosse visitada por uns dentuças com o mar mais mexido.

      Já vai havendo uns peixes a encostar mais em terra, isso parece-me claro!

      Um abraço

      Eliminar
  2. Boas Jorge,
    Isso foi chegar e mandar logo umas pedradas... Assim é que é... :)
    Mesmo com as dificuldades sentidas conseguiram fazer uns mini dentuças e fazer o reconhecimento de mais alguns buracos!
    Acho que ainda vais conseguir dar à barbatana... :)

    Forte Abraço e força ai

    ResponderEliminar
  3. Adorei o post. Muito bom!!!
    Comprei uns itens de pesca nessa loja http://www.tucunarepesca.com.br/
    Os produtos são ótimos, pra quem gosta de pescar, recomendo!

    ResponderEliminar
  4. ´Bom relato?Já ouvi o termo de pesca ao reboliço isso é tipo de pesca ao fundo só que com a mão na linha para sentir o peixe?Qual o tamanho do estralho que usam?

    Já dá po petisco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas

      Reboliço é um tipo de pesca ao fundo, onde se utiliza uma chumbada furada, de correr, com um estralho no final da montagem, entre 30/50 cm.



      Eliminar