segunda-feira, 27 de outubro de 2014

A lógica da pesca...

Para terminar a semana, fui mais duas vezes à pesca no PNSACV. Na Quinta-feira, como o mar ainda dava uma porrada boa, fui até um pesqueiro que conheço muito bem mas que já não visitava há algum tempo. Ia tentar enganar um ou outro peixe ao lançamento, sem grande confiança do que ia sair dali. Na Sexta-feira, com a descida da ondulação, ia aproveitar para levar a prancha a uma "semi-ilhada" que muitas alegrias já deu aos Curiosos. Aí sim, estava com esperança de enganar uns dentuças...

Mas vamos por partes. Quinta-feira lá fui eu a meio da manhã, já com o mar a encher. Sabendo que o peixe estava a encostar mais à praia, fui até uns laredos com pouca profundidade fazer uns lançamentos com uma chumbada de 50g. Ao longo do dia de pesca a actividade foi bastante, com muitos toques, algumas desferragens, vários peixes devolvidos ao mar... e alguns que trouxe para casa. No total, vieram para casa 8 sargos e 2 safias. Dois dos sargos já considero mini-dentuças com umas 700/800g... um resultado bastante satisfatório para o tipo e pesca praticado e que me deixou com muita esperança para o dia seguinte na pedra talismã "semi-ilhada"!


A Pedra onde me "estabeleci" durante a maré cheia, junto à falésia.


Na Sexta-feira, lá fui cheio de fé, nem o sol tinha aparecido ainda. Os sinais eram bons, para não dizer excelentes: pesqueiro com muito bom passado, que conheço muito bem, mar em condições, e peixe na costa, como indicavam as anteriores pescarias. Calcei as barbatanas, pus-me em cima da prancha e assim que lá cheguei, comecei a pescar neste laredo, onde costumam comer uns bons dentuças:


Espanto-me quando sinto uns toques ao de leve, tipo safia... e lá veio o anzol limpinho... mau mau Maria! Insisto ali, e apanho mesmo uma safia! Num laredo daqueles, com o mar a rebentar forte e com uma escoa violenta, safias? 




Pois bem, foi mesmo um mau pronuncio. Corri todos os buracos da pedra, desde à frente, à esquerda, à direita e até atrás. E a praga estava por todo o lado! Eram aos montes... não deixavam nada mais comer. É verdade, trouxe algumas safias para casa. Mas sargos nem vê-los, excepto um palmeiro que foi devolvido.

E é assim a lógica da pesca... passei a semana até a apanhar alguns peixes jeitosos, em locais e em condições mais complicadas. Quando chega ao dia em que depositei todas as minhas fichas, encontro uma praga de safias... mesmo assim, foi uma boa semana de pesca, deu para matar o vício, comer uns bons sargos na brasa que já tinha saudades... venha a próxima!

7 comentários:

  1. Então Jorge!
    Infelizmente muitas vezes é assim, vamos cheios da esperança "naquele" pesqueiro e "naquelas" condições e chegamos lá e pimba... Ultimas semanas tenho levado umas dessas, excelentes condições, excelente pesqueiro e Zero toques!
    Ao menos safaste alguns no primeiro dia, e dos jeitosos por isso já deu para curtir!
    Força nisso!
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente, apesar do fracasso no último dia, a semana globalmente foi bastante positiva, com alguns peixes e muita descontração!

      Abraço

      Eliminar
  2. Boas Jorge,
    Já vais com as barbatans sozinho... :)
    Isso é que é curiosidade... :)
    Fico contente que já te sintas à vontade para essas aventuras!
    Pois em relação às pescas, nem sempre conseguimos aquilo que queremos mas pelo menos conseguiste pescar e lavar a Alma, para mais umas jornadas na Capital! :)

    Forte Abraço e força ai

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A este pesqueiro já tinha ido sozinho e sem barbatanas! Na verdade, para este local nem é assim tão necessário, apenas tem de se atravessar um caneiro fundo com uma largura de uns 10/15 metros. Mas molhei-as na mesma para tirar o pó!

      Abraço

      Eliminar
  3. Nem sempre o que parece é... Se no primeiro dia o mar estava um pouco bravalhão para o local e apanhaste uns pexecos, no segundo dia o mar estava com conta, peso e medida e não saiu nada... Costuma-se dizer que há dias dificis e outros cabrões. eheheh O mais importante é pescar e espairecer, o peixe vem por acrescento.

    Saúde, da boa! ; ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Paulo!

      É verdade, o mar sempre nos consegue trocar as voltas e dar-nos umas boas lições. Às vezes os dias que vamos com menos expectativas são os melhores! Mas sim, o principal é poder pescar e descansar a alma nestes recantos paradisíacos da Costa Vicentina.

      Abraço!

      Eliminar
  4. Boas Jorge,
    a pesca é isto mesmo, muitas vezes a lógica falha e é quando menos esperamos que conseguimos apanhar uns peixinhos, quando vamos com aquela fezada toda muitas vezes corre mal.
    Apesar de tudo deu para matar o vicio e matar saudades de um belo peixinho grelhado.
    Um abraço e continuação de bons lances.

    ResponderEliminar