terça-feira, 26 de agosto de 2014

Uma semana de exploração


  
 
Os "Curiosos" voltaram à acção durante a 3a semana de Agosto. Aproveitámos o mar manso para consolidar alguns processos na visita a Pedras Ilhadas e juntamente com isso inaugurar/conhecer alguns novos spots. Já se sabia de antemão, pelo que nos diziam os locais, que o peixe era muito pouco. E assim se verificou, mas serviu para passarmos uns belos dias, ganhar experiência nas ilhas, e alguma coisa se trouxe sempre para casa (não houve chibos!!).


Numa pesca não ilhada, lá consegui tirar 3 sargos bons neste pesqueiro.

Em termos de peixe, como já disse, foi muito fraco. Em termos de sargos decentes (400/500 g) fui desenrascando apenas 1, 2 ou 3 por dia. As safias nos primeiros dias estiveram inexplicavelmente ausentes (para esta altura do ano). Apenas nos últimos 3 dias deram já alguns sinais e deu para capturar algumas já jeitosas, o que compunha um pouco mais a pescaria. E de vez em quando lá se aproveitou para trazer uns belos perceves também... Mas no final, em termos de balanço, uma coisa é certa: estamos bastante mais à vontade com a prancha e barbatanas, facilita imenso o acesso a muitas pedras e permite sonhar com "outros voos" no futuro, sempre com imenso cuidado e precaução.

Um dia fraco de peixe, mas numa pedra cheia de (bons) perceves.
Nota final só para um dos dias mais estranhos de pesca que me lembro. Estava a pescar muito bem com a minha chumbica de 10g e fio 0,22 mm fluorocarbono a ver se enganava um sargo num sítio onde fazia espuma, quando me vi numa enorma luta, das maiores que me lembro neste tipo de pesca. Tendo em conta o fio que tinha, tive imenso cuidado e paciência, mas ao fim de aproximadamente 5 minutos o peixe partiu a linha. Fiquei doente a pensar no que teria perdido... mudei o estralho para um 0,28 e voltei a meter ali. E logo fiquei descansado quando soube o que era. Nova luta, mas o peixe-porco já não conseguiu partir o novo estralho. Em 12 ferragens consegui tirar 10. Foi ali uma hora ou mais com lutas muito intensas, só por isso já deu gozo. O pior foi depois arranjá-los em casa... nunca tinha apanhado um peixe desses.

Os peixes-porco sempre deram para brincar num dia onde só mais um sargo foi capturado.

O meu tio, no seu estilo inconfundível de pesca!


 


7 comentários:

  1. Ah curiosos!!!!! Lá andam voces a bater mato!!
    Estuda bem a coisa para no Inverno ires fazer uns sargos valentes..
    Os porcos dão uma luta boa, e uns belos filetes, é de os aproveitar todo já que não houve Sargos :)
    Força nisso amigos!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos ver, os filetes vão ser provados amanhã!

      Sim, já temos o terreno preparado para ver se conseguimos dar com uns dentuças quando eles andarem aí. É estar atento...

      Um abraço!

      Eliminar
  2. Boas Jorge,
    A coisa está porca... LOL
    Esses filetes são mesmo bons, isso para amanhares, é fácil agarras num alicate e fazes de conta que é uma lata de atum e está o assunto arrumado... LOL

    Forte Abraço e força ai!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso do alicate ainda tentámos mas já vinha carne agarrada, tinha de ser ajudado com uma faca. Mas lá que se fez uns belos filetes, fez... vou ver o sabor amanhã!

      Abraço, vê lá se começam aí a dar com eles para tirar a barriga de misérias!

      Eliminar
  3. Boas Curiosos,
    esse trabalho de campo é fundamental para se tirar ideias e conhecimentos importantes para jornadas futuras mais produtivas, saber horas e hábitos do peixe etc....Alem de nos dar um leque mais alargado de bons pesqueiros para frequentar sem os escardear, rotatividade de spots é importante.
    Os sargos não quiseram mas os porcos compuseram a coisa, apesar de indesejados por muitos são muito bons, peixe branquinho, saboroso, rijo sem espinhas miúdas e muito praticos de fazer se os escalares destripa-los sem arrancar a pele e grelhares, 1º coloca-los sobre a grelha com a pele virada para o brasas colocar sal do lado contrario e umas gotas de limão, dar-lhe um valente assadela desse lado, depois é só virar para o lado do peixe e deixar alourar e já está muito pratico e nunca agarra à grelha, experimenta que vale a pena.
    Aquele abraço e boas ilhadas.

    ResponderEliminar
  4. Olá Pedro,

    Tens toda a razão, é sempre bom ter um leque alargado de opções. Para vários tipo de mar, vento, marés... faz muita diferença conhecer. E como dizes, sem andar a escaldar sempre o mesmo local.

    Hei-de experimentar assar assim um porco, da próxima vez que surgirem.

    Obrigado e um abraço, bons concursos aí para cima!

    ResponderEliminar
  5. Olá, muito bom o post. Adorei
    Me diga, onde comprou seus equipamentos de pesca? Alguma vez já comprou nessa loja? http://www.tucunarepesca.com.br/

    ResponderEliminar