sexta-feira, 7 de março de 2014

Acalmia depois da Tempestade

Finalmente, parece que o padrão atmosférico mudou e deverá manter-se pelo menos umas semanas. De uma intensa corrente atlântica, tudo indica que teremos daqui para a frente uma circulação do quadrante leste, traduzindo-se em mais sol e, como interessa a nós pescadores, mar mais calmo.


De facto, segundo os entendidos, foi uma temporada no Oceano Atlântico como há muitos anos não se via, com sucessivas tempestades a formarem-se sem parar, a começar no início de Dezembro e só parando no passado dia 3 de Março. Analisando o registo da bóia de Sines nos últimos 3 meses, vemos isso mesmo. Ora vejamos alguns dados estatísticos interessantes:

- Cerca de 80% dos dias tivemos alturas significativas superiores a 2 metros.

- Em 10 eventos de ondulação foram atingidas alturas máximas de pelo menos 10 metros.

- Em 27 eventos a altura significativa chegou a 4 metros de altura.

- Houve 17 eventos com alturas significativas até 5 metros.

- E por 11 vezes se atingiram alturas significativas de 6 metros.

- Destaque para as Tempestades Hércules e Stephanie onde as alturas significativas estiveram entre os 8 e 9,5 metros de altura.

Em termos de comparação com outros Invernos, olhando para o registo desde 1999, este foi claramente o Inverno mais rigoroso no mar. Como curiosidade, faço notar que nos últimos 3 meses houve tantos eventos com a altura máxima a atingir 10 metros como os que ocorreram entre os Invernos de 2004 e 2011!

Influência na pesca


Perante esta excepcionalidade de Inverno, como pescador estou curioso se terá alguma influência (positiva ou negativa) na quantidade de peixe daqui para a frente. Na minha opinião, diria que esta "lavagem" dos fundos pode ser prejudicial a curto prazo por falta de areia nas praias, mas haverá benefícios a médio/longo prazo quando as mesmo estiverem a regressar. Poderá haver quem defenda que depois destas tempestades todas o peixe andará "esfomeado" e quererá vingar-se nos primeiros tempos de acalmia. Veremos, pelo menos quem tiver essa possibilidade!





Sem comentários:

Enviar um comentário